Respostas

FAQ

Quais são os principais casos em que podemos te ajudar?

1. A estrutura familiar está se tornando demasiado complexa, dificultando a implementação do processo de tomada de decisão? 

2. Há muitos membros da nova geração da Família interessados ​​em ingressar na Empresa Familiar? Quem devo escolher? Quais devem ser os critérios para uma escolha justa e produtiva? Os perfis desses Familiares são muito diferentes, deveriam todos ser considerados para o mesmo cargo? O que fazer com quem está “receendo sair” ou não quer entrar no escritório? 

3. Os casamentos, divórcios, etc. estão se tornando muito complexos e gerando muitos conflitos na Família? Como posso reduzir o nível de desgaste potencial com os “novos membros” da Família? 

4. Como a comunicação familiar (sobre assuntos familiares e também sobre questões comerciais) deve ser conduzida dentro e fora dos limites da família (e/ou empresa)?

5. O processo de admissão dos Familiares na empresa é aleatório ou existe um conjunto de regras para isso?

6. O que devo priorizar: a abordagem Família em primeiro lugar ou a abordagem Empresarial em primeiro lugar? 

7. Como devo proceder com o plano de sucessão na minha empresa? Quando devo iniciar o processo? E por que eu deveria me preocupar? 

8. Como a Família deve proceder ao vender um bem importante da Família (ou empresa)? Qual é o processo correto e mais justo? 

9. Quando novos parceiros são contratados, como devem ser tratados? Qual é o processo adequado e quais são as regras apropriadas?

10. Todos os membros da Família estão cientes da propriedade familiar da empresa e do patrimônio? Eles sabem quem administra os ativos? E como? Quais são as políticas de investimento e gastos da Família? Precisamos disso?

11. Como devo gerir os meus ativos financeiros?

12. Os direitos (regras) de herança são claros para todos?

13. A distribuição de receitas (tais como dividendos) é feita de acordo com um esquema acordado ou é feita ad hoc, dependendo das necessidades prevalecentes e da situação da empresa?

Essas são apenas algumas das razões pelas quais companhias familiares devem contar com nosso trabalho, que poderá auxiliá-las nessas e em muitas outras situações, como por exemplo:

  1. Como balancear a contratação de familiares e de gestores profissionais do mercado? Os dois grupos estão alinhados?
  2. Como os conflitos profissionais entre os membros da família podem afetar suas relações fora do ambiente profissional?
  3. Existe um processo de decisão claro que aponta a necessidade de investimentos na empresa?
  4. Como a família deve agir durante um processo de venda de um imóvel familiar, para que seja justo e correto?
  5. Todos os membros da família devem estar cientes do seu patrimônio empresarial? Quais políticas de investimento e gastos devem ser consideradas?
  6. Como devo gerir os meus ativos financeiros?
  7. Quais os riscos para os membros de uma família, caso os direitos e deveres de herança não estiverem claros para todos?
  8. As iniciativas filantrópicas da família estão alinhadas com seus valores e princípios?

Como você pode perceber, existem muitas situações em que o direcionamento correto pode significar a diferença entre a saúde financeira de uma empresa e sua estagnação.

Fale com a 
DNA Empresa & Família!
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram